Início POLITICA PEC da Anistia: Câmara dos Deputados Aprova Proposta em Primeiro Turno

PEC da Anistia: Câmara dos Deputados Aprova Proposta em Primeiro Turno

Na última quinta-feira (11), a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno a proposta de emenda à constituição (PEC) da anistia, que isenta partidos políticos de multas por descumprimento das cotas de repasse a candidaturas de negros e mulheres. A votação resultou em 344 votos a favor, 89 contrários e quatro abstenções.

0
Plenário da Câmara aprova, em votação simbólica, suspensão de decreto sobre sigilo de documentos.

Apoio e Oposição

A PEC da anistia contou com o apoio da maioria dos partidos representados no Congresso, exceto pelo partido Novo e o bloco PSOL-Rede, que votaram contra a medida. A proposta foi apoiada por diversas legendas, destacando-se como um ponto de divergência entre a Câmara dos Deputados e o Senado, que havia se posicionado contra a medida no ano anterior.

Modificações e Tramitação

Devido às divergências com o Senado, os deputados desistiram de avançar com a proposta, o que impediu a aplicação das novas regras nas eleições municipais de 2024. O relatório foi modificado para suavizar os efeitos da anistia, permitindo o parcelamento das multas dos partidos. A PEC, que teve como relator o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no ano passado e encaminhada para análise de uma comissão especial, que não chegou a votar o texto.

Pressa na Votação

Com o cumprimento do prazo mínimo de sessões na comissão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), levou a votação para o plenário. A pressa em votar a proposta nesta quinta-feira se deu pelo compromisso do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de levar o tema ao plenário caso fosse aprovado na Câmara. A PEC visa retirar punições para partidos que não cumpriram a cota de recursos públicos para candidaturas de acordo com critérios de cor e gênero, além de desobrigá-los de responsabilidades por falhas em prestações de contas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile